sábado, 14 de abril de 2012

Sobre o livro " DEUS, UM DELÍRIO" de Richard Dawkins.

Depoimento.


"Lembro-me bem que fiquei um bom tempo meditando após assistir um filme sobre a vida de Lutero, não este mais moderninho, um bem antigo. Penso mesmo que a igreja católica deve esta ao Lutero, isto porque o terremoto provocado por aquele "louco" em tempos de venda e compra de indulgência gerou mudanças de comportamento que repercutem até hoje.
Muito do que se mofificou no comportamento daqueles senhores enormes no corpo e na prepotância nos idos da Idade Média, se devem as palavras afiadas de Martinho Lutero.
Avançando no tempo, vejo-me com os olhos grudados em uma estante de livraria conhecida de minha cidade. Exercício que pratico pelo menos uma vez por semana em busca de novos horizontes de leitura.
Mal cheguei por ali e comecei ouvir diálogos que de cara me chamaram a atenção.
- Esse autor deve ser um louco.
- É verdade, dizer que Deus é um delírio.
- E o moço é um cientista de renome internacional.
- Mas se ele fala contra Deus, que Deus não existe, que é um delírio, por quê o senhor quer ler o livro?
Ouço com atenção sem me virar. E a conversa continua.
- Simples, eu sou pastor, mas como posso questioná-lo se não ler o que ele escreve?
- Ah! entendi.
Meu cérebro quase entra em pane. Mal o homem saiu pela porta, eu me virei e fui direto falar com a atendente.
- Que livro tão maluco é esse?
- DEUS, UM DELÍRIO, senhor. Muita gente tem comprado, o senhor não quer levar?
Olhei para o cartão de crédito e como o espeleólogo que precisa sentir o "calor" do perigo para suas descobertas, passei o cartão e comecei imediatamente a leitura. No livro o que está escrito na aba já provoca um arrepio ; "se tudo der certo, como previ, ao final da leitura deste livro o leitor será ateu".
Encarei a frase de Dawkins como desafio. O conceituado cientista faz um esforço tremendo para desconstruir tudo que acreditamos ao longo da nossa formação cristã ou não., qualquer manifestação religiosa. Eis algumas "reflexões" :
"Se não existisse religião, não existiria a tragédia de 11 de setembro"
"Sem religião, as cruzadas não teriam acontecido"
"Essa história de que podemos ajudar na cura de pessoas com oração é algo descabido, uma viagem"
E assim, ao longo de mais de 300 páginas ele vai como uma escavadeira gigante arrancando nossas raízes. Confesso que por momentos me senti tonto, mas depois recobrando o equilíbrio percebi que os escritos de Dawkins, mantidas as proporções de espaço e tempo, nos remete a uma reflexão profunda do que fizemos com a religião, ou sobre o que a religião fez com a gente. Passados tantos anos da existência de Lutero, estamos propagando as franquias de Deus, estamos vendendo curas rápidas, terrenos no céu, vida em abundância...tudo é vendido agora em rede; satélites, internet etc.
A leitura do livro no primeiro momento assusta , mas deve ser um start para termos coragem de encarar nosso "mídio" mundo, onde nem Deus escapa.
Um aviso: se você não estiver muito equilibrado, não leia o livro!!, e se ler tente separar o joio do trigo com cuidado. Boa sorte!!! "


Fonte: http://pt.shvoong.com/books/1745682-deus-um-del%C3%ADrio/#ixzz1s28Ox8Z3z1s28O
Z3

Um comentário:

  1. "Deus, um Delírio" é um livro espetacular. A obra aborda temas bem profundos com uma linguagem quase coloquial, que prende o leitor da primeira a última página. É o tipo de leitura que, apesar de extensa, consegue ser feita em torno de três dias, de tão fácil compreensão e de tão atrativo que é o tema. Recomendo a todos a leitura desse best-seller: de cristãos a ateus. Existem muitos pontos a serem considerados que, tenho certeza, muita gente sequer parou para pensar, e Dawkins expõe isso com maestria em seus escritos. Excelente.

    ResponderExcluir