domingo, 13 de maio de 2012

Experiências.


Ariane Pereira Lima, 21 anos, Espirita.

Acredito no espiritismo e vou ao centro sempre que acho necessário. Nunca havia conhecido mais que um Ateu em minha vida, antes deste trabalho. Ateus são pessoas comuns e normais, a única diferença deles é não acreditar em Deus. A fé para eles é algo que parte da ciência e a maioria das pessoas veem como outro ser humano, ou seres humanos errados. Isso é pensamento de pessoas sem conhecimento. Eu mesma quando conversava com um Ateu ficava com um certo preconceito, porque era dificil acreditar que existem pessoas que não creem em Deus nos dias de hoje. Mas, após realizar este trabalho, foi possível abrir minha mente e ver que não há nada de errado ou estranho em ser Ateu. Pesquisando e lendo sobre algumas coisas, tive a impressão de mudar meu pensamento sobre muitas coisas que antes acreditava ser obra de Deus. Não mudarei jamais de religião e continuo acreditando em Deus todos os dias, mas, vendo pelo lado da ciência, muita coisa muda de figura e você acaba ficando em dúvida.
Dotados de uma grande inteligência, entre as quatro pessoas que entrevistamos consegui observar que cada um tem seu escudo para se defender da pergunta "qual o motivo de não acreditar em Deus? " generalizando em minha opinião, as respostas de todos não foram convincentes o suficiente para me fazer parar pra pensar, como os evangélicos conseguem fazer em segundos, mas, muitas outras respostas me deixaram curiosa até agora, como o caso da Bíblia, que eles dizem não ser verdadeira, e pensando por este lado, acabamos caindo na dúvida, foi escrito por seres humanos e como podemos saber se tudo que esta lá é verdadeiro? não estavamos aqui para saber, não vivemos naquela epoca e não há ciência que explique.
Entretanto, foi um trabalho ótimo de ser realizado e me trouxe um conhecimento novo, hoje consigo ver esta religião com outros olhos, Ateus são pessoas como nós, a única diferença é não crer em Deus, mas há tantas coisas diferentes no mundo de hoje que isto não deveria ser mais tão espantoso, afinal, opinião, politica e religião, cada um tem a sua.

--

Nathalia Chianca, 19 anos, Católica.

Sou Católica mas não frequento a igreja o quanto é necessário, acredito em Deus á minha maneira. Desde o inicio esse tema me chamava muito a atenção pela curiosidade que sempre tive em saber como os Ateus pensam e porque eles não acreditam em Deus, para mim essa sempre foi uma questão que eu achava um pouco estranha, á principio não acreditar em Deus. Com esse trabalho pude saciar a minha curiosidade e ate mesmo o meu próprio preconceito que acreditava não ter, mas pela força do hábito me vi sendo um pouco preconceituosa. Conversando com os entrevistados obtive um novo modo de pensar sobre os mesmo e alguns temas até me deixaram com dúvidas sobre o que é obra de Deus e o que é ciência neste mundo, cheguei até me questionar muitas vezes se eles estavam certos, mas acabei percebendo que cada um tem sua maneira de pensar e sabe no que acreditar e decidir o que é certo e o que é errado para você. Não fui influencia em minha religião, continuo acreditando em Deus, porém, tem coisas que ainda martelam em minha cabeça sobre a sua verdadeira história, como a Biblia, que foi obra do ser humano, como acreditar que foi aquilo mesmo que aconteceu? e conversar com eles me faz pensar mais sobre isso pelo argumentos que eles falam e me fez querer pesquisar e ler mais sobre o assunto, porque sempre achei que a religião influencia em muitas coisas. E um fator que me espantou foi o tamanho preconceito que este grupo social sofre, simplesmente por não acreditar em Deus e sabemos que são pessoas completamente normais, tem familia, sonhos, desejos, vida social e profissional, não se julga o caráter de uma pessoa, por religião. É como julgar um livro pela capa, você nunca sabe a história que tem dentro e esse trabalho me fez ver a história de dentro.
--

Ana Claudia Alves, 20 anos, Católica.

Por questão de curiosidade. Para adquirimos experiência e expandir nossas culturas, quebrar paradigmas e aproximarmos um pouco desse estilo de vida. A principio foi impactante ter contato com algo que é inverso do que acredito e sigo desde a minha existência.. Embora tenha um vasto conhecimento na riqueza da ciência, mas tenho uma doutrina. 
Das pessoas que entrevistamos e umas amigas que não creem em doutrinas passei a observa-las e analisa-las, são pessoas com uma inteligência elevada pensamentos abertos e são um pouco reservadas, a principio não há nada que as tornem diferentes, são seres comuns que tem sentimentos, medos... a diferença é que sua fé se baseia na ciência.!

--

Nenhum comentário:

Postar um comentário